Google Chrome 23.0.1271.64

11/11/2012 12:19

 

Seguindo a sua estratégia de atualizações em curtos períodos de tempo, a gigante de Mountain View acaba de anunciar a mais recente versão final do Google Chrome.

Novamente, como vem acontecendo nas últimas atualizações do navegador, a interface do browser não sofreu alterações significativas. Os esforços da equipe de desenvolvimento continuam voltados para os seus recursos internos e de navegação.

A 23ª edição do Chrome traz como principal novidade a ativação automática e por padrão da ferramenta “Do Not Track”, um mecanismo que impede que sites não autorizados armazenem dados da sua navegação.

Além disso, o navegador da Google incorporou um novo menu de configuração de permissões de acesso às suas informações para cada site visitado. Ainda, o browser passou a contar com suporte para usar o hardware gráfico para acelerar o carregamento de páginas da internet, promovendo uma redução de 25% no consumo de energia para dispositivos portáteis.

O que surgiu recentemente
.

Pointer Lock

Certamente, esta foi uma atualização que agradou aos fãs de joguinhos online. O Pointer Lock (que também é chamado Mouse Lock) é uma API em JavaScript que traz uma melhoria no controle de jogos em 3D, especialmente aqueles de tiro em primeira pessoa (FPS). Graças a esta função, agora, quando você estiver jogando, poderá controlar a perspectiva com o mouse de maneira mais “natural”.

O Pointer Lock permite que você possa mover o mouse sem “travar” no canto da tela de jogo ou perder a direção por “sair da janela”. Além de ser aplicada aos jogos, esta API também é voltada para melhorar outras funções em áreas médicas, científicas, de treino e simulação, entre outras. Caso você deseje testar a função, os desenvolvedores recomendam que você o faça utilizando este jogo online.

Para computadores menos potentes

O Chrome tem apresentado grandes melhorias no que diz respeito ao desempenho gráfico das aplicações. A empresa investiu no desenvolvimento de um melhor desempenho em duas frentes diferentes: o WebGL e o Canvas2D. A ideia é tornar possível que computadores mais antigos possam rodar programas novos (e desenvolvidos para o navegador) e páginas que tragam serviços online que apresentam bons gráficos.

Sincronização de abas

Um dos maiores destaques do browser da gigante de Mountain View é até hoje a sincronização de abas. O navegador é capaz de compartilhar as páginas abertas no seu computador (inclusive com o histórico recente de navegação por elas) com todos os demais dispositivos nos quais você possua o Chrome instalado — seja um notebook, smartphone ou tablet.

Tudo o que você precisa fazer para usufruir desse mecanismo é estar logado com uma mesma conta Google em todos os seus aparelhos eletrônicos. Isso pode ser feito por meio da opção "Fazer Login no Chrome", localizada no menu "Personalizar e controlar o Google Chrome".

Outras melhorias

A versão antecessora do browser teve como grande foco o aprimoramento do browser para o Windows 8, pequenas melhorias para telas Retina e um novo recurso que permite ocultar o ponteiro do mouse em ambientes JavaScript.

Além disso, houve uma alteração visual leve mas perceptível, na qual o antigo botão de ferramentas, na forma de uma chave-inglesa, foi trocado por “três linhas”. Embora em termos de funcionamento ela não represente uma mudança, o antigo ícone permanecia o mesmo desde a primeira edição do navegador.

As novidades
.

Nada de rastreamentos indesejados

Uma das principais novidades do Google Chrome nesta mais recente versão é a adoção do protocolo conhecido como “Do Not Track”, o qual visa impossibilitar que sites e serviços online rastreiem e armazenem dados referentes à sua navegação sem a existência de uma autorização.

Esse mecanismo já havia sido incorporado pelas edições mais recentes do Internet Explorer, do Mozilla Firefox, do Opera e do Safari e tende a aumentar a privacidade do internauta. A ferramenta pode ser ativada no painel de configuração avançado do navegador.

Contudo, a desenvolvedora alerta que a eficácia desse recurso está sujeita à maneira como as páginas respondem a essa solicitação de não rastreamento. A empresa informa que já está trabalhando em um sistema mais eficiente para tal atividade.

Configuração de permissões facilitada

Outra interessante melhoria apresentada pelo Chrome foi a incorporação de um novo menu com o qual você é capaz de configurar de maneira rápida e descomplicada as permissões de acesso a determinadas informações estipuladas para cada site visitado.

Ao abrir qualquer página da internet, basta você clicar sobre o ícone dela que fica na Ominibox, a barra de endereço do navegador da Google, para que esse novo menu seja apresentado. Todos os ajustes disponíveis são aplicados individualmente, o que garante uma experiência mais personalizada na hora de navegar pela web com este browser.

Aceleração via hardware

Por fim, a 23ª versão do Google Chrome marca a estreia de um recurso que permite ao browser utilizar o hardware gráfico do computador para acelerar o carregamento de páginas da internet.

Esse sistema possibilita que o navegador explore o potencial de processamento de placas de vídeo, por exemplo, para agilizar a reprodução dos conteúdos acessados em sites e serviços online.

Dessa forma, a gigante das buscas garante um tempo de vida 25% maior para dispositivos portáteis, algo que deve animar quem costuma acessar a rede através de laptops ou netbooks.

Por Guilherme Antunes