Empresa Holandesa Cria Protótipo de Estrada Inteligente que Brilha no Escuro

05/11/2012 10:56

 

É de conhecimento geral que estradas durante a noite conseguem ser muito mais perigosas do que normalmente são, pelo simples fato da baixa (isso quando não é nula) iluminação prejudicar muito a visibilidade dos motoristas. Em alguns casos, acidentes acontecem porque os motoristas se perdem nas suas pistas e entram na contramão.

Pensando nisso, uma empresa holandesa chamada Heijmans Infrastructure e o designer Daan Roosegaarde bolaram algo chamado “Smart Highway”, ou “estrada inteligente”. O objetivo é criar estradas interativas e sustentáveis. Para isso, a sinalização deve ser feita com uma tinta especial que brilha no escuro.

A tinta utilizada tem um polímero sensível à luz solar, que, então, usaria a luz solar para manter energia. Essa energia é convertida no brilho noturno que a estrada deve emitir, que pode durar até 10 horas.

O material usado na tinta também pode apresentar sensibilidade à temperatura, informando possíveis alterações climáticas ao motorista, como frio ou calor, que podem prejudicar na dirigibilidade dos veículos.

A “Smart Highway” ainda é só um protótipo que deve ser testado em estradas holandesas em 2013, mas, o plano é que o projeto saia de lá e seja aplicado em outros países nos meses seguintes.

Por: Guilherme Antunes