Com mecânica renovada, 'Fifa 13' deixa jogo mais ágil e difícil

01/11/2012 14:59

 

Com mecânica renovada, 'Fifa 13' deixa jogo mais ágil e difícil

 
 
Com lançamento programado para 4 de outubro no Brasil, Fifa 13 é a décima sétima edição do simulador de futebol da EA Sports e o primeiro com narração em português desde 2010. Com vinte times brasileiros - sendo dez licenciados -, o game chega para PlayStation 3, Xbox 360 e PC.
Mantendo a jogabilidade ágil de sua edição anterior, o Fifa 13 passou por uma melhora na mecânica dos jogadores, tornando o domínio de bola e movimentações ainda mais reais e estratégicos. Nas partidas, a inteligência artificial dos atletas permite mais oportunidades de criação de jogadas, dando mais visão de jogo e possibilitando uma movimentação mais livre para romper e enganar a defesa.

Os dribles também estão mais ajustados, com mobilidade dos atletas de 360 graus e disputa de bolas com a defesa. Agora é possível proteger mais a bola ou esquivar com o corpo, forçando a defesa a trabalhar mais.

Fifa 13 ainda melhorou o mecanismo de impacto físico em relação ao ano anterior. A defesa tem mais opções para roubar a bola dos adversários, com puxadas e ombradas, além de forçar o ataque a dar passes errados. Com, isso a EA Sports melhorou os bugs nas trombadas entre atletas.
Os passes também estão mais realistas e, consequentemente, mais complicados de executá-los. Chamado de Fifa 13 First Touch Control, o mecanismo dificulta o controle e domínio de passes, dando a defesa uma arma mais para o contra ataque. Fatores como pressão da defesa, trajetória da bola e velocidade também influenciam da performance de cada jogador. O domínio e interceptação de bolas aéreas também chamam a atenção. As cobranças de faltas também mudaram. A barreira pode dificultar ainda mais o trabalho do cobrador, dando aquela andadinha para frente ou colocando um jogador para interceptar o caminho da bola.
Mas a narração de Tiago Leifert e Caio Ribeiro é o grande chamariz do novo Fifa 13. Com uma narração descontraídas, os comentaristas da TV Globo fazem piadinhas que podem arrancar algumas risadas do jogador. Porém, ao longo da partida, a narração vai ficando mais genérica e algumas vezes sem sentido. Em partidas de seleções e times europeus, a narração parece melhor do que a de times nacionais, já que Tiago Leifert fala mais o nome dos jogadores.
Fifa 13 já está disponível na loja PSN nacional o jogo já está aberto para compra. Porém, apenas com a narração em inglês.
 
Por: Alisson Donicht